sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Kenji Saito explica detalhes sobre a competição de judô nos Jogos do Rio 2016


Os atletas da seleção brasileira já respiram e transpiram os Jogos Olímpicos do Brasil há um bom tempo. E, na última quinta-feira, 5, eles puderam sentir um gostinho da competição mais importante de suas carreiras na palestra de Kenji Saito, responsável pelo judô nos Jogos Rio 2016. Durante cerca de uma hora, ele conversou com os judocas no auditório do Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, onde a seleção realiza o Treinamento Internacional de Campo, e pôde atualizar atletas e comissão técnica sobre a organização da disputa do judô em 2016.

Um vídeo emocionante com os melhores momentos do esporte de Jigoro Kano nos Jogos de Londres 2012 abriu o seminário e deteve a atenção da platéia com olhos atentos e sonhadores, sobretudo aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de estar em uma Olimpíada. Em seguida, Kenji exibiu slides com as plantas do local de competição, de treinamento, da Vila Olímpica, falou sobre o evento-teste que acontecerá em janeiro do ano que vem e destacou um ponto especial: pela primeira vez, o judô será disputado no Parque Olímpico.

"As dispustas acontecerão na Arena Carioca 2. É uma expectativa muito grande, porque o Parque Olímpico é o coração dos Jogos", explica. "É uma experiência diferente para quem vai."

A estrutura para o judô conta também com 16 áreas de treinamento, uma sala de costura de judogi, vestiário, refeitório, área de relaxamento, sauna e sala de pesagem. Diferentemente do que aconteceu em Londres, Kenji garante que no Rio esta sala terá um horário especial para que os atletas possam checar seus pesos antes das competições. 

"A ideia é que o horário de funcionamento do local onde fica a balança seja bem amplo", disse.

Calendário

Já no iníco de 2016 será realizado um evento-teste de judô para "ensaiar" a competição dos Jogos. Serão dois dias de lutas: 16 e 17 de janeiro. 

"O objetivo é replicar nesses dois dias tudo o que acontecerá nos Jogos, obviamente, com algumas limitações técnicas, pois pode ser que alguma parte da obra ainda não esteja concluída", afirma Kenji. 

A competição para valer também já tem hora e data marcados. No dia 4 de agosto acontece o sorteio das chaves e o seminário técnico da arbitragem. No dia 5 é a cerimônia de abertura e, a partir do dia 6 de agosto de 2016, nossos judocas entrarão no tatame da Arena Carioca 2 para defender o Brasil e buscar a tão sonhada medalha olímpica.  

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada