terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Evento aconteceu no último final de semana, em Málaga-ESP, e contou com a presença de 11 representantes do Brasil.


Dez árbitros brasileiros tiveram a oportunidade de participar do Seminário de Arbitragem promovido pela Federação Internacional de Judô, entre os dias 30 e 31 de janeiro, em Málaga, na Espanha. O evento teve como objetivo debater e padronizar as atuais regras do judô, conforme explicou o professor José Pereira, gestor nacional da arbitragem, em seu blog. 

O Brasil esteve representado no evento pelos árbitros André Mariano dos Santos (DF), Carlos Alberto Barreto (RN), Edilson Hobold (PR), Edison Minakawa (SP), Jeferson Vieira (RJ), Laedson Lopes (RN), Leonardo Stacciarini (GO) e Marilaine Ferranti (SP), além do professor José Pereira. Gestor técnico nacional e de eventos, Robnelson Ferreira, acompanhou a delegação durante os quatro dias em que estiveram na Espanha. 

A programação do seminário contou com estudos e discussões teóricas, análise de vídeos e ainda exemplos práticos, em que os árbitros tiveram a oportunidade de trocar o habitual uniforme formal pelo judogui no tatame. 

Árbitros homenageiam José Pereira

Além dos debates e aprendizado, o Seminário foi pano de fundo também para uma homenagem feita pelo quadro de arbitragem brasileiro ao seu mestre, o professor José Pereira. Em um texto emocionado, os árbitros lembraram as qualidades que fazem dele um exemplo a ser seguido e agradeceram por tudo o que puderam aprender com professor Pereira.

Veja abaixo um trecho da carta-homenagem:

"Entre as várias coisas que aprendemos com o senhor, umas das mais sábias é que deveríamos homenagear os vivos e não os mortos! E como alunos disciplinados e respeitosos que somos, vamos a nossa singela homenagem: 

Ter a possibilidade do convívio com o senhor nos enche de orgulho e é um grande privilégio, pois sabemos que levaremos “uns gritinhos”, mas aprenderemos uma pá de coisas importantes. As vezes a mensagem é dura e espinhosa, mas logo, logo vem uma piada para acalmar os ânimos e nos fazer perceber que o sentido da bronca é a nossa evolução, tal como um pai faz com um filho!

Em muitas situações ficamos preocupados com os seus limites, com a sua capacidade física de enfrentar uma competição ou uma viagem e novamente levamos um De-ashi-harai na nossa subestimação...Nós é que ficamos cansados e o mestre sempre em frente, sempre feliz e o principal: ATENTO a tudo e a todos!

Histórias, piadas e até parábolas fazem parte do seu arsenal para ensinar. É incrível a sua capacidade de aliar o conhecimento técnico com a experiência de vida, resultando em uma interessantíssima peça pedagógica.

Evidente que existem falhas, defeitos e pequenos equívocos e quem não os tem? Quem é perfeito? Por isto, preferimos os seus defeitos aos defeitos de outros...Pois sabemos que por trás de qualquer carranca sua, está a sinceridade e o compromisso de quem não teve medo de ousar e de lutar por um propósito nobre dentro do nosso esporte e do nosso país. 

Professor Pereira o senhor conseguiu...O senhor formou árbitros competentes, responsáveis e compromissados. Mas o nosso verdadeiro obrigado é por nos ter feitos homens honrados e com valores pautados na amizade, cooperação e ética!"

Árbitros brasileiros, IJF Referee Seminar. Málaga 2015

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada