terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Mogi das Cruzes: Conciliando juventude e carreira, Gabriela Clemente mira mundial

Gabriela Clemente e o sensei Paulino Namie

Para uma jovem de 16 anos, uma rotina comum envolveria estudos, vida social com os amigos e um pouco de rebeldia, mas para Gabriela Clemente isso é um pouco diferente. A judoca mogiana que tem se destacado na modalidade convive com uma carga de treinos de, em média, três horas por dia, além de diversas viagens para competir mundo afora.

Apesar da pouca idade, ela já treina judô há 10 anos e teve uma temporada brilhante, com títulos em todas as competições que disputou, entre eles o Campeonato Brasileiro e o Circuito Mundial. Em entrevista ao GloboEsporte.com, a atleta, que faz parte da seleção brasileira sub-18, contou um pouco de como é a rotina de uma adolescente que almeja uma carreira no esporte e de que forma consegue conciliar isso com uma vida “normal”, além dos objetivos traçados para 2015. Confira:

FOCO PARA 2015
No ano que vem vou me dedicar para a disputa do mundial, que acontece no meio do ano, e tem toda uma preparação antes da competição. Preciso pontuar nas competições que disputar durante o ano e se conquistar a pontuação máxima, vou para o mundial. Como fui campeã do circuito neste ano, metade desses pontos conquistados já valem para o ano que vem. Estou muito focada em conseguir pontuar bastante.

MANUTENÇÃO NA CATEGORIA MEIO-LEVE
Como eu fui campeã do Circuito Mundial até 48kg, preciso manter esse peso até o fim do ano que vem para poder competir.

CARGA DE TREINOS E DIETA
Treino em média três horas por dias, todos os dias Até este ano eu não fazia nenhum tipo de dieta específica, mas agora vou precisar porque estou ganhando peso e preciso mantê-lo.

ÍDOLOS
A Sarah Menezes é um nome do judô que eu admiro. Ela é campeã olímpica e também é da mesma categoria que eu. Já encontrei com ela em treinamentos com a seleção e tenho um autógrafo dela no meu quimono.

VIDA SOCIAL E ESTUDOS
É um pouco difícil conseguir conciliar os dois. Eu passo bastante tempo treinando e viajando para competir, mas quando tenho um tempo livre fico com a minha família e saio para passear. Costumo sair para comer com o pessoal que treina comigo e são grandes amigos. Com relação aos estudos, agora está um pouco mais fácil essa conciliação, mas já tive problemas na escola por conta das viagens, que me faziam perder muito conteúdo e acabavam me prejudicando.

FUTURO E SONHOS
Sem dúvida eu quero muito disputar as Olimpíadas de 2020 e foco muito nisso. É um grande sonho e não é impossível de alcançar. Inclusive alguns colegas de seleção de categorias superiores já me disseram que eu tenho potencial para chegar lá, mas para conseguir isso, preciso me dedicar e treinar muito, até mesmo me privar de fazer algumas coisas, mas vale a pena.

Por: Bruno Rocha - Globoesporte.com
Foto: Verônica Martucci


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada