quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ricardo Santos Junior é bronze no Mundial Sub 21 2014


Depois da prata de Larissa Farias no superligeiro, o Brasil conquistou sua segunda medalha no Mundial Sub 21 2014, disputado em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Ricardo Santos Junior derrotou Adrián Labrado Fernandez na disputa do bronze por wazari e garantiu o lugar no pódio. Outros dois brasileiros chegaram ao bloco final mas não conseguiram medalhas. Jéssica Pereira (52kg) foi derrotada na luta pelo terceiro lugar pela japonesa Mako Uchio e terminou na quinta colocação. Lincoln Neves (73kg) fez a final da repescagem contra Nuno Saraiva mas não conseguiu impor seu melhor judô e acabou derrotado por dois shidôs, na sétima colocação.

Ricardinho, como é conhecido o atleta do Minas, esteve fora do Circuito Mundial durante boa parte do ano por conta de uma lesão e, por isso, teve que lutar desde a primeira rodada. Logo na estreia, enfrentou o cubano Gleydiel Camilo Hourruitinier e conseguiu um ippon por imobilização. Nas oitavas-de-final, fez uma luta muito dura contra o cazaque Yerassil Sakenuly e venceu por uma punição de diferença. Nas quartas-de-final, mais uma pedreira, contra Rodion Golod (ISR), que havia eliminado adversários difíceis como o georgiano Gela Kelikhashvili e o português João Crisóstomo. Mas o brasileiro dominou a luta inteira e venceu, mais uma vez, de maneira segura, depois que o israelense foi punido duas vezes, garantindo a vaga nas semifinais, que foram disputadas já no período da tarde nos Estados Unidos, noturno no Brasil.

A semifinal foi contra o russo Egor Mgdsyan, número cinco do ranking mundial da categoria. E o atleta do leste europeu mostrou muita força física, matando a pegada do brasileiro e fazendo com que Ricardinho fosse punido duas vezes. Em desvantagem no placar, o atleta do Minas foi para cima do russo que aproveitou uma fallha para jogar Santos Junior de wazari e avançar para a decisão. Coube ao brasileiro erguer a cabeça e poucos minutos depois voltar aos tatames para tentar buscar o bronze contra o espanhol Adrián Fernandez, que já havia derrotado o brasileiro Gabriel Pinheiro na estreia dos dois na competição. E foi o que aconteceu. Superior no combate, Ricardo conseguiu jogar o espanhol por wazari quando faltava pouco mais de um minuto para o fim do combate e dominou as ações até o cronômetro zerar.

Depois de ser derrotada por Amandine Buchard (FRA), algoz de Sarah Menezes no Mundial Sênior Chelyabinsk 2014, nas quartas-de-final, Jéssica Pereira (52kg) garantiu uma vaga na repescagem contra Oana Nicolaescu (ROU), logo a primeira luta do bloco final. A atleta do Instituto Reação não deu chances para a adversária, jogou a romena por wazari e depois a imobilizou até o ippon. Na disputa pelo terceiro lugar, enfrentou a japonesa Mako Uchio. Muito veloz, a Uchio dominou a luta e forçou três punições para Jéssica, que acabou na quinta colocação. No bloco inicial, a brasileira venceu a argelina Djazia Haddad por ippon e a alemã Katja Stiebiling por uma punição de diferença.

Lincoln Neves (73kg) esteve muito perto de chegar às semifinais. Nas quartas-de-final, o atleta de São José dos Campos enfrentou o japonês Yuji Yamamoto, que havia vencido com facilidade os adversários anteriores – dois por ippon e um na diferença de punições, e fez uma luta muito equilibrada, com muitas tentativas de golpes para ambos os lados. A luta caminhava para o golden score, sem pontuação para nenhum dos dois atletas e com uma punição para cada lado. Mas faltando 15 segundos para o fim, tomou uma outra punição e acabou perdendo a luta. Na repescagem, enfrentou o português Nuno Saraiva mas acabou sendo derrotado na diferença de punições e ficou na sétima colocação.

Os outros três brasileiros que lutaram hoje não conseguiram chegar ao bloco final. Gabriel Pinheiro (66kg) foi derrotado por Adrian Fernandez (ESP) e Tamires Crude (57kg) perdeu para Jessica Klimkait (CAN), campeã mundial sub 18, ainda na primeira fase. Flávia Gomes (57kg) venceu Cynthia Rahming(BAH) por ippon na estreia mas nas oitavas-de-final não conseguiu superar Jennifer Schwille (GER). Mas a luta foi muito equilibrada. A atleta do Pinheiros perdia por três shidôs mas conseguiu um yuko faltando 30 segundos para o fim da luta. Só que no recomeço da luta, a alemã achou um brecha na defesa da brasileira e conseguiu o ippon.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada