sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Rafael Macedo é campeão mundial Sub 21


O talentoso Rafael Macedo é o mais novo campeão mundial brasileiro. O peso meio médio, atleta da Sogipa, conseguiu um ippon por imobilização contra o russo Mikhail Igolnikov na grande decisão da categoria e ficou com o ouro. É a terceira medalha do Brasil no Mundial Sub 21 que está sendo disputado em Fort Laudardale, nos Estados Unidos. Na quarta-feira, primeiro dia do torneio, o Brasil faturou a prata com Larissa Farias (44kg) e nesta quinta, ficou Ricardo Santos Junior (66kg) ficou com o bronze.


Rafael Macedo, número um do ranking mundial Sub 21 na categoria, começou a competição já nas oitavas-de-final contra o tcheco Jiri Petr, depois pelo eslovaco Peter Zilka. Nas quartas-de-final, o atleta da Sogipa fez uma luta muito dura contra o holandês Rico Harder, que havia eliminado o mongol Gaajadamba Bayanmunkh e o japonês Seidai Sato. O brasileiro demorou a se encontrar na luta e acabou sendo punido três vezes. Mas quando a luta já ia para o final, faltando menos de 20 segundos para o fim, Rafael conseguiu um yuko e garantiu sua vaga na semifinal. Contra o sueco Jonas Bjorktrop, o paulistano conseguiu um ippon com um minuto e meio de luta. Na decisão, saiu perdendo para Igolnikov por uma punição por falso ataque. Mas logo depois, conseguiu projetar o adversário por yuko e o imobilizou até o ippon.

O Brasil ainda ficou muito perto de outra medalha no meio médio. Danielle Karla Oliveira (63kg) fez uma disputa muito equilibrada com a alemã Vivian Herrmann pelo bronze mas não conseguiu encaixar seu melhor judô. Adotando a estratégia de contragolpear, esperou os ataques da adversária e acabou sendo punida duas vezes. Precisando de um pontuação para virar o confronto, acabou dando uma chance para Herrmann que acabou conseguindo o ippon e ficando com a medalha. Mas a atleta do Flamengo fez uma campanha interessante. Na disputa da repescagem não tomou conhecimento da russa Diana Dzhigaros, medalhista no Campeonato Europeu da categoria, e conseguiu o ippon com apenas 15 segundos de luta. Antes, ela só havia sido parada pela britânica Lucy Renshall nas quartas-de-final. Danielle não conseguiu mostrar seu melhor judô contra Renshall e, num contragolpe, acabou sofrendo o ippon. Mas no começo mostrou o seu talento. Na primeira luta na competição, jogou a americana Lauren Baez quatro vezes, sendo duas que valeram yuko e duas que valeram wazari, encerrando o confronto. Nas oitavas, passou pela mongol Mungunchimeg Baldoroj por ippon com pouco mais de dois minutos de luta.

Eduardo Yudi Santos (81kg) chegou até as oitavas-de-final depois de vencer o sul-coreano Moon Jin Lee na estreia. Mas acabou derrotado pelo sueco Bjorktorp por ippon com três minutos de luta. Já Mariana Veiga (70kg) e Thiago Chiodi (90kg) não passaram da primeira rodada ao serem derrotados por Barbara Matic (CRO) e Syerik Byeryedmurat (MGL), respectivamente.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada