terça-feira, 21 de outubro de 2014

Brasil é campeão do Super Desafio BRA Pan-americano de Judô


Empurrado por uma torcida vibrante, o Brasil não deu chances para os cubanos na grande decisão do Super Desafio BRA Pan-americano de Judô, disputado no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte, na noite desta terça-feira, 21 de outubro, e venceu por quatro a um, para garantir a medalha de ouro da competição amistosa. Na primeira luta do dia, o Canadá derrotou os Estados Unidos também por quatro a um e ficou com o bronze.

O Canadá, comandado pelo brasileiro Sérgio Pessoa, saiu na frente com o ippon de Philippe Desjardins sobre Spencer Augustine. Mas Hana Carmichael venceu Mackenzie Burt por yuko e deixou tudo igual. Como os Estados Unidos não venceu mais nenhum confronto, ela foi a única atleta americana a conseguir uma vitória no Desafio. Na sequencia, Zachary Burt e Alix Renaud-Roy venceram Robert Lee e Janine Nakao por wazari e garantiram a medalha dos canadenses. Encerrando o confronto, Marc Deschênes precisou de apenas doze segundos para vencer Peter Stanley.

“É sempre bom vir para o Brasil participar de campeonatos como esse com um bom nível técnico. Nós trouxemos uma equipe jovem para ganhar experiência enfrentando grandes adversários. O judô canadense vem evoluindo: fomos bronze em Londres 2012 e prata no Mundial 2014”, disse o técnico Sérgio Pessoa que já trabalha há dez anos no país. “Estamos com um Centro de Treinamento novo em Montreal e se os brasileiros quiserem nos visitar lá, estão convidados”, completou.

Depois a vez do Brasil enfrentar Cuba na final. Charles Chibana, número um do mundo na categoria meio leve, colocou os brasileiros em vantagem ao derrotar Anyelo Gomez por ippon. Rafaela Silva, campeã mundial em 2013 na categoria leve, teve trabalho contra Aliuska Ojeda Martinez mas venceu por wazari. O Brasil precisava de apenas mais um ponto para garantir a vitória. E coube a Vinicius Panini garantir a vitória. O meio médio derrotou Jorge Martínez por yuko e fez três a zero para o Brasil. Bárbara Timo não conseguiu encaixar seu melhor judô contra Onix Cortez Aldama, medalha de bronze no Mundial Chelyabinsk 2014, e foi derrotada por um yuko. E o pesado David Moura deu números finais ao confronto com um belo ippon sobre Alex Mendonza.

“Um Desafio como esse ajuda muito a divulgar nosso esporte. Não tem como não se motivar lutando com um público desse, sempre animado, nos apoiando”, disse Chibana.

A seleção sub 21 começa a disputa por medalhas no Mundial Miami 2014 nesta quarta-feira. O próximo compromisso é o Desafio Internacional no dia 30 de novembro na inauguração do Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

Foto: Uarlen Valério/CBJ

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada