quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Ranking da FIJ é atualizado pela última vez antes do Mundial Chelyabinsk 2014


A Federação Internacional de Judô divulgou nesta terça-feira, cinco de agosto, a última atualização do ranking antes do Mundial Chelyabinsk 2014 e o Brasil manteve doze atletas entre os cabeças-de-chave da competição individual. Dezoito atletas foram convocados. A delegação será composta por 18 judocas, sendo nove no masculino e outros nove no feminino. Os cabeças-de-chave são os oito atletas melhores colocados em cada categoria. Assim como nos Jogos Olímpicos, o atleta derrotado a partir das quartas-de-final tem o direito de voltar na repescagem. Além das posições nas chaves, a atualização do ranking deixa claro também os atletas a serem estudados porque podem atrapalhar os brasileiros a chegar ao pódio.

No masculino serão seis cabeças-de-chave. Na categoria ligeiro, o Brasil terá dois representantes. Felipe Kitadai é o 6º e o Eric Takabatake, o 15º. Os três primeiros colocados no ranking são o japonês Naohisa Takato, o georgiano Amiran Papinashvili e o mongol Boldbaatar Ganbat. Charles Chibana (66kg)se manteve como número um entre os meio-leves. Os principais adversários dele no Mundial deverão ser o russo Mikhail Pulyaev, o francês David Larose e o mongol Tumurkhuleg Davaadorj. 

“O fato de ser cabeça-de-chave é bom porque, teoricamente, você sai numa chave melhor. Mas nem sempre isso acontece”, disse Charles.

Alex Pombo subiu algumas posição e agora é o quarto entre os leves. Acima dele na tabela de classificação estão Rok Draksic, da Eslovênia, Sagi Muki, de Israel, e Victor Scvortov, dos Emirados Árabes. Victor Penalber (81kg) é o terceiro colocado. Ele está atrás de Avtandili Tchrikishvili, da Geórgia, e de Loic Pietri, da França, e imediatamente à frente de Sven Maresch, da Alemanha, que devem brigar por medalhas em Chelyabinsk.

“Além desses nomes que estão bem no ranking, tem outros nomes como o Nifontov e o Nagase que podem chegar. Acho que já ter disputado um Mundial tira um pouco do peso da estreia e também acredito que, como tive um pouco mais de tempo para treinar, a preparação está muito boa. A expectativa é fazer uma grande competição”, disse Victor Penalber. 

Tiago Camilo (90kg) está na posição de número 10. Os quatro principais cabeças-de-chave da categoria são Varlam Liparteliani (GEO), Asley Gonzalez (CUB), Kirill Denisov (RUS) e Ilias Iliadis (GRE). Luciano Corrêa (100kg) também é o décimo colocado. Nas quatro primeiras colocações do meio-pesado estão Lukas Krpalek, da República Tcheca, Elkhan Mammadov, do Azerbaijão, Cyrille Maret, da França, e Elmar Gasimov, também do Azerbaijão.

“Sabia que ser cabeça de chave nesse Mundial seria muito difícil porque fiz somente duas competições após um ano afastado. Quero brigar por medalha e, para isso, enfrentarei fortes adversários logo no início. Mas o mais importante é estar  preparado física e psicologicamente”, disse Tiago Camilo, campeão mundial em 2007.

Rafael Silva segue na liderança entre os pesados e David Moura é o sexto. Os principais adversários deles no Mundial serão Faicel Jaballah, da Tunísia, Adam Okruashvili, da Geórgia, e a lenda francesa Teddy Riner.

Assim como no masculino, o feminino também terá seis atletas entre as cabeças-de-chave do torneio. Sarah Menezes (48kg) é uma delas, graças à segunda colocação entre as ligeiras. Ela está atrás apenas da mongol Urantsetseg Munkhbat. Outras adversárias perigosas são Taciana Lima, brasileira que defende as cores da Guiné-Bissau, e a cubana Maria Celia Laborde.

Érika Miranda (52kg) também está na segunda colocação em sua categoria, liderada por Majlinda Kelmendi, do Kosovo. Mareen Kraeh, da Alemanha, e Yuki Hashimoto, do Japão, também devem brigar por medalhas. Outra vice-líder do ranking mundial é Rafaela Silva (57kg). A atual campeã mundial passou todo o ano de 2014 revezando a primeira colocação da categoria com a alemã Miryam Roper. Logo atrás delas estão a americana Marti Malloy, a francesa Automne Pavia, a austríaca Sabrina Filzmoser e Ketleyn Quadros.

“Eu destacaria também a Kaori Matsumoto, porque vai ser o primeiro mundial que ela vai lutar depois do ouro em Londres (ela foi campeã mundial em 2010). Tenho estudado minhas adversárias diariamente, vendo vídeos e analisando as lutas. O objetivo não pode ser diferente: é repetir 2013”, disse Rafaela.

Nas categorias meio médio e médio, as brasileiras terão um pouco mais de trabalho para chegar ao pódio. Mariana Silva (63kg) é a 21ª colocada do ranking. Entre os principais nomes da categoria estão Clarisse Agbegnenou (FRA), Yarden Gerbi (ISR), Anicka Van Emden (NED) e Kathrin Unterwurzacher (AUT). Já Bárbara Timo (70kg) está na 20ª posição. Kim Polling (NED), Laura Vargas Koch (GER), Kelita Zupancic (CAN) e Yuri Alvear (COL) são as favoritas para conquistar o ouro no Mundial.

“Já vivi o clima de Mundial por ter participado do Por Equipes no ano passado e isso foi muito importante. Estou treinando muito, procurando fazer tudo que está ao meu alcance nos treinos físicos, técnicos, táticos, na fisioterapia, nutrição e psicologia. Então, sei que estou pronta pra obter meu melhor desempenho”, disse Barbara Timo.

Mayra Aguiar (78kg), mesmo depois de ficar afastada de muitas competições para se recuperar de duas cirurgias, ocupa a 4ª colocação neste momento. As três primeiras do ranking e principais adversárias da brasileira são Marhinde Verkerk (NED), Audrey Tcheumeo (FRA) e Anamari Velensek (SLO). Por fim, no pesado, Maria Suelen Altheman (+78kg) é a segunda colocada. A cubana Idalys Ortiz, atual campeã mundial e olímpica, e as japonesas Megumi Tachimoto e Kanae Yamabe também se colocam entre as favoritas ao título. Rochele Nunes é a décima oitava na categoria.

“Eu colocaria ainda a Abigel Joo, húngara campeã mundial ano passado, e a americana Kayla Harrison como potenciais medalhistas. Eu estou com um pouco menos de ritmo de luta que as principais adversárias mas vou compensar com o meu físico e com minha cabeça que estão muito boas”, disse Mayra Aguiar, medalhista de bronze em Londres 2012 e no Mundial Rio 2013.

A delegação brasileira embarca para a aclimatação do Mundial na França no próximo dia 13 e chega à Rússia no dia 22.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada