terça-feira, 15 de julho de 2014

Na véspera de convocação pro Mundial, ranking é atualizado


A Federação Internacional de Judô divulgou nesta terça-feira, 15 de julho, em seu portal (www.ijf.org) a atualização do ranking mundial depois do Grand Slam de Tyumen disputado no último final de semana. O Brasil fez uma campanha histórica na competição russa ao conquistar dez medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e três de bronze. Essa atualização foi a última antes da convocação dos atletas que irão representar o Brasil no Campeonato Mundial Chelyabinsk 2014 nesta quarta-feira. O Mundial será disputado de 25 a 31 de agosto na cidade russa.

De acordo com as novas regras para o ciclo olímpico Rio 2016, cada país pode levar, no máximo, nove atletas de cada gênero e até dois em uma mesma categoria (a chamada “dobra”). A gestão de alto rendimento da CBJ já divulgou que irá levar o máximo de atletas possível. O ranking mundial é o principal critério para a escolha dos nomes. E a atualização divulgada hoje mostra que o Brasil teria 11 atletas entre os cabeças-de-chave do Mundial. Charles Chibana (66kg) e Rafael Silva (+100kg), campeões em Tyumen, lideram as suas categorias. Sarah Menezes (48kg), Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) estão em segundo. Mayra Aguiar é a terceira no meio-pesado (78kg), mesma posição de Victor Penalber no meio-médio (81kg). Felipe Kitadai é o quarto entre os ligeiros (60kg) e, fechando a lista, Alex Pombo é o sexto entre os leves (73kg). 

No médio masculino, Tiago Camilo, que voltou a competir no Campeonato Pan-americano no final de abril depois de quase um ano parado por conta de uma lesão no ombro, é o melhor brasileiro na décima colocação. Outro campeão mundial em 2007, Luciano Corrêa, é o brasileiro mais bem colocado no meio pesado: está em 9º com 1130 pontos. Já Mariana Barros é a 12ª colocada no meio-médio, a melhor posição entre as brasileiras. No peso médio feminino, Bárbara Timo é a judoca nacional mais bem colocada, na 21ª com 666 pontos.

Duas categorias no masculino e duas no feminino contarão com dois atletas. Por isso, também é importante ficar de olho nos segundos colocados. Além dos atletas mais bem posicionados, o ranking aponta sete brasileiros entre os 20 melhores de suas categorias: Ketleyn Quadros, medalhista de bronze em Pequim 2008 e bronze no Grand Prix de Dusseldorf deste ano, é a sexta colocada entre as leves (57kg); David Moura (+100kg), prata no Grand Slam de Paris 2014 e campeão dos Jogos Sul-americanos Santiago 2014, é o sétimo no pesado; Eric Takabatake (60kg), prata nos Grand Prix de Havana e Ulaanbaatar neste ano, é o 16º no ligeiro; Rafael Buzacarini (100kg), terceiro no Grand Prix de Qingdao 2013 e no de Dusseldorf 2014, é o 17º; Rochele Nunes, campeã dos Abertos Pan-americanos de Buenos Aires e Montevidéu 2014, é a 18ª; e Marcelo Contini (73kg), prata no Grand Slam de Tyumen no último final de semana, é o 19º entre os leves.

Antes do Mundial, equipes brasileiras ainda tem dois compromissos internacionais: os Aberto Pan-americanos de Santiago em 26 e 27 de julho e de Miami nos dias 1º e dois de agosto. A equipe convocada para o Mundial ainda faz um período de aclimatação em Paris antes de seguir para a Rússia. A chegada à França está prevista para 14 de agosto e a partida para Tyumen para o dia 21.

Desafio Internacional – Dentro do país, no próximo domingo, dia 20 de julho, as equipes femininas de Brasil e Cuba se enfrentam às 13 horas no Ginásio Tancredo Neves, em Vitória, capital do Espírito Santo. O Brasil será defendido por Raquel Silva (52kg), Manoella Braga (57kg), Érika Ferreira (63kg), Nádia Merli (70kg) e Claudirene Cézar (+70kg). A técnica japonesa Yuko Fujii será a responsável por orientar os atletas. As cubanas convocadas são Gretter Díaz (52kg), Anayli Hernandez (57kg), Mailin Carvajal (63kg), Olga Ramirez (70kg) e Gusmari Savigne (+70kg).

Nesta sexta-feira, dia 18, haverá uma coletiva de imprensa  no auditório do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, às 09h30, com as presenças já confirmadas da técnica Yuko Fujii, da atleta Raquel Silva e do secretário de Esporte e Lazer, Wallace Valente.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada