terça-feira, 15 de julho de 2014

Mogi das Cruzes: Gabriela leva o tetra em El Salvador


Mesmo com uma contusão no tornozelo direito na primeira de suas quatro lutas, a mogiana Gabriela Clemente faturou o título do Campeonato Pan-Americano de Judô na classe sub-18 – categoria leve. Foi um grande salto para a judoca da associação Mogi das Cruzes Judô (MCJ), de apenas 16 anos. Mesmo com dores ela encarou três adversárias para, enfim, buscar o seu quarto título entre todos os países do continente, na cidade de San Salvador, em El Salvador, no último sábado. Um detalhe; todos os duelos foram vencidos por ippon – o famoso nocaute na modalidade – o que mais uma vez comprova o apelido de a “rainha do ippon”.

Agora a mogiana vai fazer um intenso trabalho para se recuperar da contusão, já que as competições internacionais não param para Gabriela. No próximo dia 23, ela embarca para Luanda (Angola) para a 9ª edição dos Jogos Desportivos dos Países da Língua Portuguesa para estudantes da categoria sub-16. Ela terá a companhia da colega Viviane Motta e do técnico Paulino Namie na delegação brasileira.

O último combate de Gabriela em El Salvador e que valeu o título foi diante da equatoriana Betty Arcos. As outras vitórias foram sobre a local Karen Arévalo, Viviana Ruiz Tato (Guatemala) e Dana Valéria Gomez (Colômbia).

Foi a quarta vez que Gabriela conquistou o campeonato Pan-Americano. Só no ano passado ela não conseguiu se classificar para a competição. O seu primeiro título foi em outubro de 2010, no Panamá, quando venceu como peso médio sub-13.

Na Argentina, em novembro de 2011, ela já lutou na classe sub-15 e como peso leve (até 48 quilos). E repetiu a dose no México, em 2012 no mesmo peso e categoria.

Com a medalha de ouro, Gabriela ainda ajudou a Seleção Brasileira  a conquistar o título geral do Pan-Americano de El Salvador. Todos os 16 representantes brasileiros subiram no pódio: foram 13 medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Gabriela garantiu a vaga para disputar o Pan de acordo com o ranking nacional. Ela lidera o quadro com 500 pontos, conquistados nas competições definidas pela coordenação técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) no decorrer do ano, tanto nacionais quanto internacionais. A vantagem da mogiana sobre a segunda colocada hoje está em 225 pontos. 

Por: Gerson Lourenço - Diário de Mogi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada