quarta-feira, 30 de julho de 2014

Judô marca presença na comemoração do Dia Olímpico na cidade-sede dos Jogos


O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) celebrou o Dia Olímpico nesta quarta-feira, dia 30, no estádio olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, oferecendo diversas atividades esportivas e culturais para cerca de 600 crianças do programa SESI Cidadania do Complexo do Alemão, Penha e Maré. E o judô foi das oito modalidades presentes ao evento. Numa parceria entre a CBJ e Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, os professores João Gabriel Pinheiro, Ricardo Lúcio e Wagner Lyrio tiveram a responsabilidade de mostrar um pouco da nobre arte de Jigoro Kano para os pequenos.

“Foram apresentações de cerca de meio hora, nas quais procuramos passar um pouco da história e da filosofia do judô. Destacamos valores como a disciplina, o respeito, a educação e o ato de cair e levantar. Demonstramos também alguns golpes e deu para perceber que as crianças gostaram muito”, disse João Gabriel.


A participação dos campeões olímpicos de vôlei Giba e Fabi foi um dos pontos alto do evento que contou também com a já tradicional Corrida do Dia Olímpico, com clínicas de atletismo, badminton, hóquei sobre grama, lutas, rugby e vôlei, além do judô, e com atividades culturais, educativas e distribuição de medalhas de participação.

“Essas iniciativas servem para que a gente inspire as crianças a fazerem esportes e encararem o esporte como uma oportunidade de vida”, disse Fabi, que começou a praticar vôlei em um projeto social no Rio de Janeiro. “O vôlei entrou na minha vida de uma forma muito social. Sem saber, eu estava praticando o vôlei e deixando de ficar com alguns amigos que não escolheram um caminho tão legal. Eu me sinto feliz em ter essa oportunidade de estar com essas crianças e também me vejo um pouco nelas”, disse a bicampeã olímpica em Pequim 08 e Londres 12.

“Esse evento é muito importante para as crianças porque muitas delas têm a oportunidade de conhecer novas modalidades. O evento é válido também para atrair o público para os Jogos Rio 2016”, disse Giba. “Hoje foi um dia especial para as crianças e para mim também”, completou o medalhista olímpico de ouro em Atenas 04, e de prata em Pequim 08 e Londres 12.


Para muitas crianças, que tinham entre 6 e 13 anos, esse foi o primeiro contato com um ídolo do esporte. “Esse dia foi muito legal porque eu pude brincar muito. O Giba é muito gente boa, tirou uma foto comigo. A medalha que ganhei aqui hoje vou pendurar na parede do meu quarto”, disse Rafael Silva, do Alemão.

A quase dois anos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Dia Olímpico mostrou novas modalidades e os valores do esporte para as crianças do Alemão, Maré e Penha. “Antes eu não tinha nada pra fazer quando saía de escola e agora eu faço aula de vôlei. Também jogo futebol com os meus amigos que moram na mesma comunidade. Esporte é bom demais”, disse Raíssa Barbosa, moradora da Maré.
Aniversário do COI - O Dia Olímpico é habitualmente celebrado no mundo todo no dia 23 de junho, comemorando o aniversário da fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894. Este ano, em virtude da realização da Copa do Mundo de futebol, o COB optou por celebrar o Dia Olímpico nesta quarta-feira, dia 30.

Fotos Giba e Fabi: Heitor Vilela/COB
*Com informações da assessoria de imprensa do COB 


Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada