segunda-feira, 28 de julho de 2014

Com cinco ouros, Brasil é primeiro na Copa Europeia de Praga Sub 21


A equipe brasileira que disputou a Copa Europeia Sub 21 de Praga, evento válido para o ranking mundial da categoria que define os cabeças-de-chave no Mundial Sub 21, faturou mais dois ouros e três bronzes neste domingo. Eduardo Santos (81kg/SP) e Sibilla Faccholli (+78kg/SP) foram campeões, enquanto Danielle Karla Oliveira (63kg/RJ), Isadora Pereira (78kg/MG) e Gabriel Souza (100kg/SP) ficaram na terceira colocação em suas categorias. No sábado, Luiz Claudio Lima Junior (55kg/SP), Tawany Silva (48kg/SP) e Jéssica Pereira (52kg/RJ) haviam subido ao lugar mais alto do pódio. Vitor Hugo Carvalho (55kg/SP) e Larissa Farias (44kg/MS) ficaram com a prata e Flávia Gomes (57kg) com o bronze. 

O Brasil terminou a competição na liderança do quadro de medalhas (cinco ouros, duas pratas e quatro bronzes), seguido da Ucrânia, com três ouros e um bronze; Azerbaijão, com dois ouros, uma prata e um bronze; Israel, com dois ouros e um bronze; e Polônia, com um ouro, uma prata e três bronzes. Ao todo, 356 atletas de 36 países participaram da competição.

A pesado Sibilla Faccholli teve uma campanha impecável, vencendo todas as suas quatro lutas na competição por ippon. Na fase de classificação, passou por Natalia Pilarczyk (POL) e Emese Karpaty (HUN). Na semifinal, vitória sobre a ucraniana Yelizateva Kalanina e, na finalíssima, mais um golpe perfeito sobre a croata Ivana Sutalo.

“Estava treinando muito porque não fui muito bem no Circuito anterior e queria muito essa medalha. Com a ajuda dos meus técnicos, estou ajustando os meus erros e deu certo hoje”, disse a medalhista de bronze no Mundial Ljubljana 2013.

Para chegar ao ouro, Eduardo Santos teve um caminho um pouco mais longo e precisou vencer cinco adversários. Passou por Patrick Ganselmayer (AUT), Nikita Sapega (LAT) e Grachik Avagyan (UKR) na primeira fase por ippon. Na semifinal, vitória sobre Ivaylo Ivanov (BUL) por um yuko e na decisão, mais um triunfo por ippon diante de Maximilian Schneider (AUT).

“Quero agradecer a Deus e a todos que torceram por mim. Dedico essa medalha a minha irmã que fez aniversario hoje”, escreveu Eduardo em português e japonês em sua página pessoal no Facebook poucas horas após a conquista. Ele nasceu e foi criado no Japão mas é filho de pais brasileiros.

Os outros ouros vieram no sábado, 26 de julho, quando foram disputadas as categorias mais leves. O superligeiro Luiz Claudio Lima Junior (55kg/SP) derrotou cinco adversários e foi o primeiro a subir ao lugar mais alto do pódio. Dmitriy Dyuryagin (RUS), Denislav Ivanov (BUL) e Lorenz Wildner (AUT) foram eliminados pelo brasileiro nas eliminatórias. Na semifinal, Luiz Claudio venceu Andrei Surnin (RUS) e carimbou sua ida para final, na qual superou Shahen Abaghyan (ARM). 

“Quando Deus quer, ninguém tira!”, escreveu o judoca em sua página no Facebook.


O dia também foi dourado para Tawany Silva. A paulista faturou a medalha de ouro após fazer uma luta dura com Reka Pupp (HUN) e vencer por uma punição. Nas eliminatórias, ela também passou por Tabea Mara Kraft (AUT) e Tamara Silva (SWT), e na semifinal por Kamshat Karassaikyzy (KAZ).

“Fico muito feliz em saber que tenho familiares e amigos ao meu lado, me ajudando quando preciso pois só quem passa por isso sabe o quão difícil é”, disse a campeã mundial juvenilem Kiev 2011.

Atual vice-campeã mundial júnior, Jéssica Pereira medalhou em duas fases do Circuito Mundial deste ano. Depois de um ouro em Thuringia/GER e um bronze em Leibnitz/AUT, quem estava na Arena Sparta, neste sábado, viu a brasileira subir mais uma vez no lugar mais alto do pódio.

Para chegar à final, Jéssica Pereira fez cinco lutas e ganhou quatro por ippon. Nas eliminatórias, passou Kelly Staddon (UK), Lizaveta Slabodchykava (BY) e Patricia Toth (HU). Na semifinal, a judoca ganhou por uma punição de Ines Beischmidt (ALE). E faltando apenas 13 segundos para acabar a luta que valia o ouro, a carioca deu seu quarto ippon do dia em Katinka Szabo (HU).

“Muito feliz com o resultado! Queria agradecer a todos que me ajudaram nessa conquista! E obrigada a todos que torcem por mim!”, compartilhou Jéssica Pereira nas redes sociais.

A equipe segue treinando em Nymburk, na República Tcheca, até a próxima quinta-feira, 31 de julho, quando parte para Berlim para a última competição do Circuito Mundial Sub 21 em 2014. O Mundial da categoria será disputado em Miami, de 20 a 27 de outubro.

A comissão técnica foi formada por Kenji Saito, gestor técnico das equipes de base; Marcelo Theotônio, assistente técnico; pelos técnicos Douglas Vieira e Andrea Berti; pelo preparador físico Armando Gonzalez; pelos fisioterapeutas Gabriel Braga e Ricardo Amadei; e pela psicóloga Mariana Correa.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada