terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fora do judô, João Derly comemora resultado nas urnas


No início de 2011, João Derly tinha um objetivo: superar os 15 meses de inatividade, por causa de uma grave lesão e cirurgias, para conseguir uma vaga na equipe brasileira de judô que disputaria a Olimpíada de Pequim dali a pouco mais de 12 meses. Mas, no ano dos Jogos, sem ter conseguido conquistar sua meta no esporte, o bicampeão mundial comemorou outra vitória. Em sua primeira disputa eleitoral, Derly obteve 14.038 votos e foi o segundo candidato a vereador mais votado em Porto Alegre. Seu partido, o PC do B, saiu do zero no Legislativo para, agora, contar com duas cadeiras.

Derly passou parte de seu primeiro dia como vereador eleito dedicado a conhecer, em detalhes, a Câmara dos Vereadores da capital gaúcha. Apadrinhado pela deputada Manuela D’Avila, derrotada na briga pela prefeitura, lembra que não gostou quando, pela primeira vez, viu seu nome associado à política.

“Em 2007, quando me tornei bicampeão mundial (no Rio), a Manuela disse que meu futuro seria na política. Não gostei nada, disse que ela estava louca. Mas ela me convenceu de que estávamos acostumado a pensar mal dessa vocação por causa dos maus políticos. Dali, comecei a refletir sobre o assunto.”

A proposta de filiação  veio no ano passado, quando Derly não tinha mais chances de integrar a seleção olímpica. Já nos quadros do partido, despediu-se do esporte com uma festa em 14 de junho. Um mês depois, lançou sua candidatura. “Esperava ter uma boa votação, mas não tão expressiva. Confesso que sou um homem de sorte.”

Derly se autodefiniu como um “faixa branca” (iniciante) na nova carreira. E, por isso, não dispensou os conselhos de um outro ex-judoca, Aurélio Miguel, reeleito vereador pelo PR, em São Paulo. “Ele foi uma pessoa com quem conversei bastante. É preciso ter a humildade de reconhecer que eu tenho muito a aprender”, disse Derly.

A principal bandeira do novo campeão de votos será, claro, o esporte. Derly coordena, desde 2005, o Instituto Pódio, que promove a inclusão social por meio do judô. “Mas aprendi muitas coisas nas ruas, com o cotidiano da cidade. Quero dar atenção à educação e às crianças especiais.”

Por: GAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada