segunda-feira, 2 de abril de 2012

São Paulo: Rafael Silva se "refina" para combater fenômeno francês em Londres.

Quem poderá vencer Teddy Riner no judô? O brasileiro Rafael Silva está trabalhando firme para que isso seja possível durante os Jogos Olímpicos de Londres, em agosto. Representante brasileiro no peso pesado (+ 100 kg), o atleta encara treinamento intenso para ficar mais forte e poder competir com o francês, fenômeno do esporte. Até hoje, enfrentou Riner em três oportunidades, sendo derrotado em todas.

"A principal característica que eu sinto em relação a ele é a diferença de força", disse Rafael Silva, em entrevista exclusiva ao Terra. No Ginásio do Esporte Clube Pinheiros, ele relembrou das três derrotas - uma delas no Mundial de judô de Paris, em 2011, quando levou a luta para golden score. "Estou fazendo trabalho bem intenso de força, de explosão para realmente chegar bem", disse.

O treino é cuidadosamente montado para que o grandalhão, apelidado de Baby, possa segurar Teddy Riner em uma eventual disputa em Londres. Com 2,03 m e aproximadamente 160 kg, ele está cada vez mais forte. Com extrema facilidade, atirou ao chão um dos garotos com o qual divide o período de treinos em São Paulo. Para se vingar, o jovem judoca subiu nos ombros de um dos colegas. "Agora eu quero ver", provocou, causando risos em Rafael Silva.

"Na verdade, pelo fato de termos os Jogos Olímpicos pela frente, a gente tem um tratamento mais diferenciado. A gente treina com maior qualidade, com mais cuidado. É um negócio mais refinado", definiu. Sem Teddy Riner pela frente, Rafael Silva tem conseguido bons resultados, como no Masters do Cazaquistão, em 2011, uma das mais importantes competições do calendário: ficou com o ouro. Agora, se vê mais respeitado pelos rivais, inclusive pelo francês.

"Eu acho que os atletas que estão ali entre os 22 primeiros do ranking estão sempre sendo estudados. Depois que eu ganhei o Masters e fiz boas lutas, acho que o foco maior está sendo no meu jogo, no meu judô", disse. "É complicado, mas ao mesmo tempo em que o adversário pensa muito nos seus atributos, acaba esquecendo as qualidades", continuou o atleta.

"Estou apostando nisso: que vou estar bem para caramba fisicamente e bem de cabeça. É só estar bem tranquilo para lutar. Aí vou fazer um bom resultado", afirmou. Para isso, precisará quebrar uma vistosa marca: Teddy Riner não perde há quatro anos. A última derrota foi registrada na semifinal da Olimpíada de Pequim, em 2008 - está aí uma boa perspectiva para o brasileiro.

Por: Danilo Vital - Terra Esportes
Foto: Edson Lopes Jr / Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada