quarta-feira, 4 de abril de 2012

Aos 11 anos e com 80 quilos, brasiliense é considerado uma promessa no Judô.


Um dos judocas mais respeitados do Japão, Yasuyuki Muneta tem nada menos que dois ouros e uma prata em campeonatos Mundiais. Aos 11 anos, o brasiliense Anderson Gabriel Godinho ainda não conquistou nenhum desses títulos, mas já é comparado pelos colegas e técnicos ao peso pesado japonês. Tanto que recebeu o apelido de Munetinha. Não só pela técnica, mas por características que extrapolam os duelos nos tatames.

“Baixinho e gordinho”, como se define, Anderson não tem vergonha de tirar o quimono e mostrar a barriga para exibir parte de seus 80 quilos, distribuídos em 1,58m. Ele ainda está longe dos 130kg que consagraram o japonês. Mas pretende chegar lá. “Serei campeão olímpico no peso pesado”, afirma, já sonhando com os Jogos do Rio-2016, quando ainda terá apenas 16 anos.

A afirmação reflete parte da personalidade de Munetinha. A pouca idade não o impede de agir como gente grande. Tanto que ele já tem até salário. Todos os meses, recebe R$ 250 de dois patrocinadores que se encantaram com uma luta que ele fez aos 9 anos. Na época, o garoto era chamado de Caterpillar, em referência a uma marca de tratores. Tudo porque desde aquele tempo ele já passava por cima de todos os rivais.

O início no judô foi precoce, aos 3 anos, seguindo o exemplo do irmão mais velho, Matheus Henrique Santos Godinho, quatro anos mais velho. A mãe, Maiza de Souza, teve receio pelo fato de o filho ser muito novo, mas logo se acostumou. Afinal, a prática do esporte passou a ser orientação médica. “O Anderson sempre foi muito pesado e a minha família tem antecedentes de obesidade. Então, o levei ao pediatra, que mandou colocá-lo para fazer atividade física”, recorda Maiza, que tratou de matricular o filho no judô e na natação. O esforço de no mínimo quatro horas de exercícios diários, porém, nunca surtiu o efeito esperado. “Ele faz muita atividade física e o peso continua”, conta a mãe, que se esforça para que Anderson tenha uma alimentação balanceada.

Quem é ele
Nome: Anderson Gabriel Santos Godinho
Data de nascimento: 1º/6/2000
Local: Brasília (DF)
Peso: 80kg
Altura: 1,58m
Categoria: pesado
Principais resultados:
» bicampeão da Copa Minas (2009 e 2010)
» campeão brasiliense (2010)
» 3º lugar na Copa São Paulo (2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada