segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ouça agressivamente.


Por Luiz Marins


Em vez de falar agressivamente, as pessoas deveriam aprender a “ouvir agressivamente”. Isso significa ouvir com um genuíno sentimento de escutar, com total atenção, com dedicação e respeito a quem está falando.

Perdemos a capacidade de ouvir com atenção e paciência e essa perda é um dos maiores símbolos do individualismo e do egocentrismo da sociedade contemporânea. Só prestamos atenção às coisas que nos interessam e simplesmente não ouvimos aquilo que interessa a quem está nos dirigindo a palavra, falando conosco.

Ouvir com atenção é um hábito e um hábito só se instala pela disciplina, pela repetição, pelo treino. É preciso treinar para ouvir agressivamente. E esse treino começa com o nosso esforço em nos concentrar na pessoa que nos fala. Uma das maiores reclamações de chefes e subordinados, pais e filhos, maridos e esposas é que a outra parte não ouve e, quando ouve, o faz com total desatenção e desrespeito, continuando a fazer o que estava fazendo, sem sequer dirigir o olhar para quem fala.

A solução para muitos problemas pessoais, profissionais e empresariais pode estar na simples disposição de ouvir agressivamente. Há empresas, escolas e cursos que nos ensinam a arte de falar, discursar, palestrar com assertividade e elas são importantes e necessárias para o sucesso pessoal e profissional. Não conheço, no entanto, cursos, escolas ou empresas que nos ensinem a ouvir com atenção. E aprender a arte de ouvir agressivamente é hoje tão essencial para o sucesso quanto aprender a falar bem, pois a verdadeira comunicação implica em saber falar e saber ouvir.

Pense nisso. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada